Dicas para usar no seu Bullet Journal

12:24

O Bullet Journal é perfeito para quem busca uma vida mais organizada de forma simples e criativa. Para isso selecionei algumas dicas para você começar o seu Bullet Journal já!


O que é um Bullet Journal?

Tudo-em-um em uma espécie de diário + agenda + daily planner. Nele você pode personalizar do jeito que quiser, da forma que for mais prática para você. Essa febre começou nos EUA, e o site oficial (em inglês) é esse aqui: The Bullet Journal

O que você vai precisar:

Uma caderneta legal: O mais comum e prático é o famoso Moleskine, por ter diversos tipos de folha dentro, pode ser com ou sem pauta, pontilhada, quadriculada. O mais recomendado é o quadriculado ou o pontilhado. Mas você também pode encontrar cadernetas parecidas com as Moleskine, sem ser necessariamente da marca, pois convenhamos, aqui no Brasil o preço do Moleskine alcança facilmente 3 dígitos. Por isso você pode adotar qualquer caderno ou caderneta de qualquer tamanho e característica, aquela que você se identificar.


Uma boa caneta: Não tem uma regra para o tipo de caneta, pode ser a que você gostar mais. Eu particularmente curto as canetas da Stabilo, pois são tipo tinteiro, e tem váaaaaarias cores disponíveis. E são fáceis de encontrar também.


Washi Tape (opcional): É uma espécie de adesivo tipo durex, mas com estampas fofas. É facilmente encontrada no site eBay, vem da China e é super baratinho. Tem vários tipos e entregam no Brasil. Para comprar é preciso ter uma conta no Paypal. Aqui no Brasil também tem a venda, porém eu acho as chinesas mais bonitinhas.


Canetas coloridas ou lápis de cor (opcional): Pode ser as da Stabilo que falei acima, ou até mesmo canetinhas, ou lápis de cor. Tudo para deixar o seu Bullet Journal mais divertido e colorido.


Canetas tipo Marca-texto (opcional): aquelas que usamos para destacar palavras e/ou frases em uma folha. São boas para dar destaque para o que achar importante no BJ.



















Uma vez que estiver com os seus acessórios em mãos, pode começar dessa forma:

Índice: uma forma prática para organizar e encontrar o conteúdo do seu BJ com facilidade e praticidade. Numere todas as páginas que for adicionando em seu BJ, e acrescente o número da página correspondente ao assunto do Índice, que deve ser uma dar primeiras folhas do seu BJ.


Símbolos: uma espécie de índice de símbolos que você pode usar nas folhas do seu BJ e facilmente identificar a característica ou assunto. Pode ser um coração, um sol, um triângulo, uma estrela, etc.


Páginas numeradas: conforme descrito acima, servirá para que você encontre os assuntos do seu BJ de forma simples e prática. Não esqueça de acrescentar o número da página no índice.

Seu nome e telefone: como em agendas e cadernos, é interessante acrescentar o seu nome e telefone de contato para o caso de perder o seu Bullet Journal, e a pessoa que encontrar entrar em contato com você para devolvê-lo.

Ideias de conteúdo para o Bullet Journal:

Lista de afazeres/tarefas: faça listas práticas de coisas que precisa fazer no seu dia-a-dia, pode-se crias uma lista para cada assunto, ou uma lista de atividades e afazeres por dia da semana. O mais comum é desenhar um quadradinho na frente de cada atividade, e ir "ticando" uma vez que a atividade já foi realizada. Assim você terá controle do que precisa fazer e do que já foi feito. Essa é a forma mais simples e usada para organizar o seu dia e sua tarefas.


Posts do seu Blog: se você tem um Blog assim como eu, o Bulelt Journal é perfeito para você se organizar com os posts a serem feitos. Você pode organizar os dias que devem ser publicados, os assuntos a serem escritos, o dia que deve produzir o conteúdo, e etc. O BJ também é ótimo para descrever as ideias que for tendo durante o dia, assim você sempre terá em mãos um caderno para anotar suas ideias, e poderá ir desenvolvendo durante o dia.

Rotina fitness: para quem adora atividade física, ou gostaria de começar uma vida mais saudável, o BJ é perfeito para se organizar. Nele você poderá controlar os dias e tipos de atividades físicas que gostaria de fazer ou que praticou no dia. Assim como organizar a sua alimentação, com receitas saudáveis e dicas de dietas. Poderá também fazer uma agenda com a sua rotina alimentar, anotando o que comeu durante o dia, assim terá controle da sua alimentação.

Lista de presentes de natal: organize e liste as presentes e pessoas que gostaria de presentear no Natal, e preços dos presentes, para não ultrapassar seu orçamento.

Lista de compras: você também poderá fazer uma lista com o que comprar no mercado ou o que precisa comprar durante um período, como semana ou mês. O conteúdo da sua lista pode ser bem variado: mercado, remédios, lista de objetos de desejo, maquiagem/cosméticos, jogos de vídeo game, etc.

Lista de objetivos do ano: sabe aquela famosa lista que fazemos no Ano Novo com objetivos que devemos cumprir durante o ano que está por vir? Aqui está um lugar para criar e organizar todos os seus objetivos, e também ir riscando conforme for realizando. E o que você não realizar, pode acrescentar para a lista do ano seguinte.

Lista de objetivos do mês: é o mesmo que a lista de objetivos do ano, porém em um tempo mais curto, dentro de um mês específico, é uma forma mais organizada e fiel de cumprir seus objetivos. com prazo mais curtos.

Eventos importantes: reuniões, provas, trabalhos da faculdade, nascimento de bebê, férias, etc. Tudo que considerar importante para ser lembrado.

Lista de aniversários: uma lista dividida por mês dos aniversários importante a serem lembrados. Pode ser dar destaque para aqueles que não pode esquecer de jeito nenhum.

Lista de ideias: como o nome já diz, criar uma lista para organizar as suas ideias, e ir riscando aquelas que realizou, ou que não tem mais interesse.

Lista de gratidão: faça uma lista das coisas pelo qual você é grata(o). Essa lista é ótima para ser lida naqueles dias que você está se sentindo meio pra baixo.

Lista de viagem: pode ser uma lista de lugares que quer conhecer, ou já conheceu. Lista com atrativos para visitar quando estiver em uma cidade específica. Lista de hotéis em que já ficou, e o que achou de cada um. Lista com roteiro de cidades que quer visitar durante um mochilão, etc.

Opções e tipos de BJ e listas é o que não falta. Por isso o Bullet Journal é tão interessante, pois ele é algo só seu, totalmente personalizado para o que você quer e precisa. Seu BJ pode ter um assunto só, ou todos os listados acima, e como você irá persoanlizá-lo, saberá exatamente onde estão os assuntos e o que quer acrescentar. Sua vida se tornará muito mais organizada. Sem contar que personalizar e organizar o seu BJ é um passatempo bem prazeroso.

Voltarei em breve com mais dicas sobre Bullet Journal. Até!





Você também vai gostar

2 comentários